FANDOM

Élcio Romar
Élcio Romar
Descrição Élcio Romar em setembro de 2011.
Nome Completo Élcio Romar Fernandes
Nascimento 30 de agosto de 1949 (68 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator, dublador e diretor de dublagem
Atividade 1974-presente
Papéis Notáveis * Michael Douglas na maioria dos filmes

Élcio Romar Fernandes (Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1949) é um ator, diretor de dublagem e um dos principais dubladores brasileiros.[1]

FilmesEditar

A carreira de Élcio Romar como dublador está vinculada ao fato de que este é a príncipal voz de Michael Douglas, Woody Allen e Dan Aykroyd no Brasil, ainda que tenha empregado seu talento também ao interpretar outros atores conhecidos do grande público tais como Christoph Waltz (Dr. King Schultz em Django Livre), Burt Reynolds (em Golpe Baixo de 2005), Sean Penn (Jimmy Markum em Sobre Meninos e Lobos), James Caan (Sonny Corleone em O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II, ambos na primeira dublagem), Jon Voight (em Pearl Harbor e A Lenda do Tesouro Perdido), Jack Nicholson (em O Destino Bate à sua Porta e Duelo de Gigantes, na primeira dublagem), Dana Ashbrook (Bobby Briggs em Twin Peaks - apenas no piloto), Clint Eastwood (em As Pontes de Madison), Philip Seymour Hoffman (no filme Jogos Vorazes: Em Chamas), Gary Oldman (Sirius Black na franquia Harry Potter), Stellan Skarsgård (Padre Lankester Merrin em O Exorcista - O Início), R. Lee Ermey (Sargento Hartman em Nascido para Matar), Liam Neeson (Ra's Al Ghul em Batman Begins) Ben Stiller (no filme Caíndo na Real) e Billy Connolly (no filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos"). Dublou ainda diversos outros atores, nos mais variados filmes.

Desenhos animados e seriados Editar

Na dublagem original do desenho Pac-Man interpretou o monstro-fantasma Pinky e, ainda nos anos 80, foi o responsável pela dublagem de Snarf em Thundercats. No início do século XXI interpretou Vandal Savage em Liga da Justiça e o Charada em O Batman e em Batman: The Animated Series.

Élcio também dublou na série As Visões da Raven o personagem Victor Baxter, pai da personagem-título e Paulie "Walnuts" Gualtieri em Família Soprano (1ª voz). Em 2012, Élcio dublou Mario e o 1º presidente dos Estados Unidos, George Washington no episódio "Big Time Rushmore" na série MAD. Dublou na recente animação Angry Birds: O Filme o personagem Edward.

Direção de dublagem Editar

Nos anos 1990, Romar começou a dirigir dublagens no estúdio Herbert Richers até o fechamento do estúdio. Atualmente ele é diretor no estúdio Som de Vera Cruz.

Televisão Editar

Desde a década de 70, Élcio atuou em diversas novelas, séries e programas da Rede Globo e também alguns trabalhos na extinta Rede Manchete. Um de seus papéis mais lembrados na televisão foi o Zé Mário da novela A Gata Comeu, um grande sucesso televisivo de Ivani Ribeiro. Na trama, seu personagem apelidado de "Braguinha" era confundido pela doce Babi (Mayara Magri) com um deficiente visual e para continuar recebendo o carinho e atenção da jovem, mantinha essa mentira. O casal que formava um triângulo amoroso com o personsgem Tito (Jayme Periard) foi um dos grandes destaques da história. Em 2017, Élcio é contratado pela RecordTV para atuar na novela Belaventura no papel do camponês Bacamarte.

Novelas Editar

VideogamesEditar

No ano de 2009, Élcio fez sua estreia no mundo dos games em League of Legends. Outros jogos em que participou incluem a saga Assassin's Creed, Call of Duty: Black Ops III e The Witcher 3: Wild Hunt

Em League of Legends foi dublador dos personagens Graves e Galio.

Em Assassin's Creed, participou de três jogos:

Assassin's Creed Rogue como Jack Weeks, em Assassin's Creed Unity sem personagem exato e em 2015 em Assassin's Creed Syndicate como Crawford Starrick (vilão do jogo).

Em Call of Duty:

Foi dublador do personagem Shadow Man (Robert Picardo) no modo Zombies de Call of Duty: Black Ops III.

Em The Witcher 3: Wild Hunt :

Foi dublador do personagem Gaunter O' Dimm.

Referências

Ligações externas Editar