FANDOM

Alexandre Lippiani
Alexandre Lippiani
Nascimento 11/09/1964, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil - 24/05/1997 (32 anos), Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator e dublador
Atividade 1987-1997

Alexandre Lippiani (Belo Horizonte, 11 de setembro de 1964Rio de Janeiro, 24 de maio de 1997) foi um ator e dublador brasileiro. Era primo do ator Rodolfo Bottino, também falecido.

Faleceu vítima de um acidente de carro no Rio de Janeiro após se chocar com um poste. Na época tinha 32 anos, bem no ápice de sua carreira. A revista Amiga TV Tudo (edição 1.413, de 2 de junho de 1997) conta que, segundo testemunhas, o Logus do ator derrapou na pista molhada por volta das quatro da manhã do sábado, chocando-se contra o Gol dirigido pelo prestador de serviços da TV Globo, Josemir Demétrio de Souza (36), que estava sozinho e ficou ferido. Presos nas ferragens dos carros, os dois foram socorridos por bombeiros e levados para o hospital Miguel Couto, na Lagoa, onde Alexandre morreu em consequência de traumatismo abdominal, com fratura dos ossos da bacia e hemorragia interna. Constância Laviola Carreiro, 30 anos, namorada do ator, que estava com ele no carro, sofreu apenas escoriações. Alexandre foi enterrado no Cemitério Parque Bosque da Esperança.

Na época do acidente, o ator era o dublador oficial do personagem Super-Homem/Clark Kent interpretado pelo ator americano Dean Cain no seriado de televisão Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman exibido no Brasil em Rede Globo de Televisão. Após seu falecimento, a dublagem do personagem na série passou para o ator Guilherme Briggs. Já na novela Xica da Silva, exibida pela Rede Manchete, ele era o Padre Eurico. Quando o ator faleceu, a novela não tinha terminado, de modo que foi preciso inventar um final alternativo, onde o padre acaba emparedado. Sua última aparição foi no capítulo exibido em 28 de Julho de 1997. No início do primeiro bloco, a produção da novela prestou uma bonita homenagem a ele, através de um texto que era, ao mesmo tempo, uma despedida.

Trabalhos Editar

Televisão
Ano Título Personagem Emissora
1987 Sassaricando Otávio Abdalla (Tavinho)Predefinição:Carece de fontes Rede Globo
1990 Boco do Lixo
Lua Cheia de Amor Bruno Pacheco Queiroz (Bubby)
Pantanal Raimundo dos Santos Rede Manchete
1991 O Fantasma da Ópera Ricardo Vasconcelos
1993 Sonho Meu Luís Ortega Rede Globo
1995 Explode Coração Antônio Cardoso (Tom)
1996 Xica da Silva Eurico do Cordeiro (Padre Eurico) Rede Manchete
Cinema
Dublagem