FANDOM

Antônio Patiño
Antoniopatino
Nascimento 14 de outubro de 1929 (87 anos)
Santos, São Paulo, Brasil
Ocupação Ator e dublador
Atividade 1959-presente

Antônio Patiño (Santos, 14 de outubro 1929) é um ator e dublador brasileiro.

Biografia Editar

Começou a carreira como ator em 1959 no filme Um Caso de Polícia, depois fez A Grande Feira em 1961, 22-2000 Cidade Aberta em 1965, Cuidado, Espião Brasileiro Em Ação, Paraíba, Vida e Morte de Um Bandido e 007 1/2 no Carnaval em 1966, Os Viciados, Jovens Para Frente e A Noite do Meu Bem em 1968, A Um Pulo da Morte em 1969, Memórias de Um Gigolô em 1970, André, a Cara e a Coragem e Rua Descalça em 1971, Independência ou Morte em 1972, Deixa, Amorzinho... Deixa e Intimidade em 1975.

Um fato curioso é que boa parte dos filmes aonde Antônio atuou foram feitos pela Herbert Richers, empresa na qual trabalhava com dublagem desde o início dos anos de 1960.

Começou a atuar em novelas na TV Tupi em 1969 em Um Gosto Amargo de Festa.No mesmo ano foi para a Rede Globo aonde fez a novela A Última Valsa, depois fez Selva de Pedra em 1972, O Semideus em 1973, Corrida do Ouro em 1974, Bravo! em 1975, Estúpido Cupido em 1976, Dona Xepa e Sinhazinha Flô em 1977, Maria, Maria, Gina e Pecado Rasgado em 1978, Marina em 1980, O Amor É Nosso em 1981 e Sétimo Sentido em 1982.

Além de novelas também participou dos Teleteatros da TV Tupi nos anos de 1960.

Em programas humorísticos dublou Bruce Kane interpretado por Chico Anysio em Bruce Kane em 1982

Antônio se afastou da dublagem por volta de 1995, depois do falecimento de sua esposa. Chegou a retornar a profissão, mas meses depois da morte da esposa, o filho morre em um acidente de carro, e Antônio fica muito abalado e se afasta de vez da profissão e Joméri Pozzoli começou a dublar os personagens que foram dublados por Patino.

Antônio teve uma história de mais de 30 anos na dublagem, marcando a voz de diversos personagens em filmes, séries e desenhos, sempre com um profissionalismo e uma maestria única.

No dia 21 de maio de 2017 ele disse que vai voltar a trabalhar como dublador e ator e vai voltar a dublar o Senhor Cabeça de Batata, ele tinha sido substituído pelo Alfredo Martins, mais ele disse que vai voltar a dublar o personagem em Toy Story 4.

Personagens dublados em séries e filmes Editar

  • Trudeau (Fred Dalton Thompson) em Duro de Matar 2

Personagens dublados em desenhos animados Editar

Como ator Editar

Na Televisão
No Cinema

Ligações externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória