FANDOM

Duda Ribeiro
Duda Ribeiro
Nome Completo Luiz Eduardo Reis Ribeiro
Nascimento 05/06/1962 - 14/09/2016 (54 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator/Diretor/Produtor/Escritor/Roteirista
Cônjuge Patrícia Mynssen (1998-2016)

Luiz Eduardo "Duda" Reis Ribeiro (Rio de Janeiro, 5 de junho de 1962 — Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2016) foi um ator, diretor, dramaturgo, produtor, escritor e roteirista brasileiro.

Biografia Editar

Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1962, foi criado em São Pedro da Aldeia. Somente em 1971, voltou ao Rio de Janeiro, onde passou a adolescência. Em 1986, concluiu o curso de engenharia mecânica, na Faculdade Souza Marques e só no final do curso teve contato com o teatro. Foi convidado pelo diretor Carlos Wilson, para a montagem do espetáculo “Nossa Cidade”, mesmo nunca tendo atuado. Conheceu o diretor em uma reunião no tablado, na qual, foi com Marcello Novaes.

A formação em engenharia ajudou Duda de certa forma, já que aprendeu a ser uma pessoa mais metódica e organizada. Valores muito importantes no teatro.

Duda diz que para ele nada nessa vida é por acaso. Tudo acontece com um propósito, e com sua carreira não foi diferente. Ainda completa "Digo que não escolhi, fui escolhido". Também namorou a dentista Patricia Iorio e teve dois filhos: Felipe Iorio e Julia Iorio.

Morte Editar

Morreu na manhã de 14 de setembro de 2016, no Hospital Adventista Silvestre. O ator lutava contra um câncer de fígado, diagnosticado em 2010, e já havia feito, inclusive, um transplante, em 2011. Ele estava escalado para a novela da Rede Globo, A Força do Querer, que estrearia em 2017.

Trabalhos na TV Editar

No Teatro Editar

  • Doida Varrida - autor
  • O mundo é dos animais - autor e ator
  • Quem é que manda? - autor e diretor
  • Uma dupla de dois - autor e ator
  • Doido varrido - autor e ator
  • Ópera dos Horrores - autor
  • O enviado - autor, ator e diretor
  • Romeu e Julieta - ator
  • Rádio no Ar - autor e diretor
  • Mulheres de Nelson" - diretor e adaptação
  • Dona Flor e Seus Dois Maridos - ator
  • Não Olhe Pra Baixo. Você Vai Querer Pular - diretor

Escritor Editar

Em julho de 2009, lançou seu primeiro livro: "Falando sob elas", pela editora Nova Fronteira Cultural. O livro é uma junção de 8 textos teatrais, todos com os personagens principais sendo mulheres.

Também no FANDOM

Wiki aleatória