FANDOM

Fernanda Bullara
Fernanda bullara
Nome Completo Fernanda Bullara da Costa
Nascimento 6 de fevereiro de 1985 (32 anos)
Cidade de São Paulo, SP, Brasil
Ocupação Dubladora
Cônjuge Carlos Souza Ricardo dos Santos
Atividade 1992-presente
Papéis Notáveis Tomoyo em Sakura Card Captors

Fernanda Bullara da Costa (São Paulo, 6 de fevereiro de 1985) é uma dubladora brasileira.

Começou a dublar cedo, quando sua mãe, que trabalhava em um estúdio de dublagem, a levou junto de sua irmã para fazer um teste. É conhecida pelos trabalhos como Ino Yamanaka em Naruto, Tomoyo em Sakura Card Captors, Asuka em Neon Genesis Evangelion, Sailor Júpiter em Sailor Moon (na dublagem da BKS), Ameria de Slayers e diversas participações em Pokémon, dentre elas:Dawn companheira de Ash Ketchum na região de Sinnoh em Pokémon: Diamante e Pérola e a líder de Ginásio da região de Kanto Sabrina.

Dublou também Dejiko de Di Gi Charat, Patty Pimentinha em diversos especiais televisivos de Peanuts, Lalamon em Digimon Data Squad, Licca em Super Doll Licca-chan, Rina em Dinozaurs, Maya em Ragnarok, Momo Hinamori em Bleach, Zatch em Zatch Bell!, Dawn em Pokémon: Diamante e Pérola, Fernanda Urquieta na série Karkú, Sharpay Evans na série de filmes High School Musical, Jade West na série Victorious, Rachel em Glee, Laura em Willa e os Animais e Foo em Save-Ums!. Dublou a atriz Julie Dawn Cole interpretando Veruca Salt na dublagem feita para VHS do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971. Dublou também a atriz Marian Zapico no filme Tekken - O Filme em uma fala rápida da personagem. Dubladora oficial brasileira da atriz Ashley Tisdale e deu voz à personagem Arme na versão em português do jogo Grand Chase. Recentemente, fez a dublagem de Mileena e Kitana em Mortal Kombat X, conseguindo fazer agudo para uma e grave para outra.

Fernanda foi indicada ao Prêmio Yamato de Melhor Atriz (São Paulo) em 2003 e por estes quatro últimos trabalhos também foi indicada nas categorias Melhor Dubladora de Protagonista em 2007 (Zatch) e 2009 (Dawn) e Melhor Dubladora de Papel Coadjuvante em 2009 (Sharpey) e 2011 (Rachel). Atualmente faz a Marina da série Peixonauta,Mia Novoa em Grachi, Aviva em Aventuras com os Kratts, Spitfire em My Little Pony: Friendship is Magic, Liona de Max Adventures, a vilã da série Violetta, Ludmila Ferro, dublou Kerstie em Polly Pocket, Drica em H2O Meninas Sereias e Jade em Victorious. Recentemente dublou a personagem Jinx do jogo League of Legends, e vilã reformada Sunset Shimmer na saga dos filmes de My Little Pony: Equestria Girls. É a dubladora de Lara Croft no jogo Rise of the Tomb Raider e Hera Venenosa no jogo Batman: Arkham Knight. Dublou recentemente Neith, personagem de Smite para a versão brasileira.

Antes na televisão, ela dublou Rita em Jelly Jamm, mas no canal oficial do YouTube e na TV Aparecida, foi substituída por Sicília Vidal.

Em "Bob Esponja", ela dublou a Sandy no episódio "Puxe um Barril", da nona temporada e a Monica na série Friends (5ª temporada, episódio 10 até a 9ª temporada). Também dublou o personagem Caillou nas três primeiras temporadas do desenho de mesmo nome.

DublagensEditar