FANDOM

Gessy Fonseca
Gessy Fonseca
Nascimento 13 de março de 1924 (93 anos)
Cidade de São Paulo, SP, Brasil
Ocupação Atriz e dubladora
Cônjuge Luis Antônio Berger (1962-1964)
Hélio Porto (1965-1976)

Gessy Fonseca (São Paulo, 13 de março de 1924) é uma atriz e dubladora brasileira. Em 2014, era a dubladora mais antiga do Brasil, com 90 anos.

Iniciou sua carreira em 1941 na Rádio Record em rádioteatro com Octávio Gabus Mendes e Manoel Durães. De 1947 a 1956 trabalhou na Rádio Bandeirantes.

Recebeu o Prêmio Roquete Pinto, em 1955.

Em 1956 trabalhou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro fazendo radionovelas. Em 1958 foi para a Rádio e TV Record, e Rádio São Paulo, fazendo radionovelas e telenovelas. Foi a Dona Lola na primeira versão de Éramos Seis, em 1962, recebendo o prêmio de Melhor Atriz. Também participou como atriz coadjuvante no seriado infantil A Turma dos Sete por mais de um ano.

Iniciou-se em dublagem em 1961, e hoje, com 92 anos, ainda trabalha diariamente nessa área. Participou da dublagem de "Caiçara", o primeiro filme nacional dublado, sob direção do italiano Adolfo Celi. Dublou, entre outros, a Mulher Gato no seriado Batman e a Tia May do Homem-Aranha.

Participou de novelas na Globo ("Fogo sobre Terra", no papel de Celeste Gonzaga, suposta mãe da personagem de Regina Duarte), SBT ("Meus filhos, minha vida") e Bandeirantes ("O Todo-Poderoso")

Participou do filme Mulher Desejada, de 1978, no papel de uma das mulheres que agridem a protagonista, Luíza (Kate Hansen) na sessão de psicoterapia em grupo.

Recentemente participou dos curtas-metragens Avós, de Michael Wahrmann, Duas Vidas para Antônio Espinosa, de Caio D'Andrea e Velharia, de Andreia Fischer.

Uma placa em homenagem aos seus 60 anos de trabalhos ininterruptos está atualmente no saguão do Theatro São Pedro, em São Paulo.

De 2012 a 2016 fez a voz original da Dona Benta no Sítio do Picapau Amarelo.

DublagensEditar

  • Avó de Bob Esponja em Bob Esponja Calça Quadrada
  • Dona Benta em Sítio do Pica Pau Amarelo 
  • Miriam Margoyles (Rosy Adulta) em Balto - Sua História Tornou-Se Uma Lenda 
  • Tia May em O Homem-Aranha (Desenho - Anos de 1990)