FANDOM

Harry Potter and the Order of the Phoenix
Harry potter 5
Ano 2007
Duração 138 minutos
Direção David Yates
País Reino Unido
Roteiro Michael Goldenberg
Elenco Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
Gênero Aventura
Idioma Inglês
Cronologia
Anterior
"Harry Potter and the Goblet of Fire"
Próximo
"Harry Potter and the Half Blood Prince"

Harry Potter and the Order of the Phoenix (Harry Potter e a Ordem da Fênix no Brasil e em Portugal) é a adaptação cinematográfica do quinto livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.

É dirigido por David Yates e o roteiro foi feito por Michael Goldenberg, substituindo Steve Kloves que trabalhou nos quatro primeiros filmes. A data do lançamento nos cinemas dos Estados Unidos foi dia 11 de julho de 2007 (No Brasil o lançamento aconteceu no mesmo dia; em Portugal estreou no dia 12 de julho, mas houve uma sessão extra no dia 11 de julho em muitas salas por todo o país).

SinopseEditar

Harry Potter chega para o quinto ano em Hogwarts, e encontra a situação pior. Metade dos bruxos não acreditam em Harry e no diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, quando estes avisam sobre o retorno de Voldemort. Uma nova professora chega para intervir na escola e acaba perseguindo os demais professores e castigando os alunos, ganhando poder a cada novo decreto ministerial. Harry esta disposto a preparar seus colegas para tudo o que esta por vir, tornando-se "professor" de feitiços de ataque, de um grupo de alunos que se juntam secretamente. Seu padrinho Sirius Black e outros que formam o grupo Ordem da Fênix o apóiam, inclusive o soturno Severo Snape, que tenta ajudar Harry a defender sua mente dos ataques de Voldemort.

ElencoEditar

PrincipalEditar

Funcionários de HogwartsEditar

Estudantes de HogwartsEditar

Ministério da MagiaEditar

Membros da Ordem da FênixEditar

Lord Voldemort e Comensais da MorteEditar

CriaturasEditar

  • Tony Maudsley como Grope (voz)
  • Timothy Bateson como Monstro (voz)
  • Jason Piper como Agouro
  • Michael Wildman como Magoriano

TrouxasEditar

Memória de SnapeEditar

DubladoresEditar

RecepçãoEditar

Recepção Editar

O filme foi bem aceito pela crítica, e foi indicado a diversos prêmios, dentre eles o BAFTA Awards para Desenho de Produção e Efeitos Visuais.

Ordem da Fênix estreou faturando US$333 milhões mundialmente em seus primeiros cinco dias. Com um faturamento de $292 milhões na América do Norte, £49.2 milhões no Reino Unido, e um total de $938 milhões mundialmente, foi a segunda maior bilheteria do ano (Pirates of the Caribbean: At World's End), a segunda maior da série (atrás dos $974 milhões de Pedra Filosofal) e a [sétima maior da história7.

No Brasil, Ordem da Fênix atraiu 4,3 milhões de espectadores e foi o terceiro maior público do ano (atrás de Spider-Man 3 e Shrek the Third). Em Portugal, foi o quinto maior público de 2007 com 479.152 espectadores.

Links ExternosEditar