FANDOM

Harry Potter and the Philosopher's Stone
Harry potter 1.JPG
Ano 2001
Duração 152 minutos
Direção Chris Columbus
País Reino Unido
Roteiro Steve Kloves
Elenco Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
Gênero Aventura
Idioma Inglês
Cronologia
Anterior
"Nenhum"
Próximo
"Harry Potter and the Chamber of Secrets"

Harry Potter and the Philosopher's Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal no Brasil e em Portugal) é um filme de 2001, baseado no primeiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling. Dirigido por Chris Columbus, o filme introduz Harry Potter, um garoto que descobre em seu aniversário de onze anos que é um bruxo e é mandado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para iniciar sua educação em magia.

SinopseEditar

Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora em um armário embaixo da escada, na casa de seus tios trouxas - que não são bruxos. Tudo muda quando, perto de seu aniversário de onze anos, ele recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é, na verdade, um bruxo. Seus tios acabam por tentar de todas as maneiras impedi-lo de ir para a escola de magia, mas ele é encontrado por Rubeo Hagrid, de quem vira grande amigo, e levado para a escola. A partir de então Harry é introduzido ao mundo mágico, onde ele descobre que seus pais não morreram em um acidente de carro, como seus tios o faziam acreditar, mas foram assassinados por um poderoso bruxo das trevas chamado Voldemort, que sumiu após deixá-lo com uma cicatriz em forma raio na testa, ao tentarem proteger sua vida. Ter sobrevivido ao ataque tornou Harry famoso entre os bruxos, dando a ele a alcunha de "o menino-que-sobreviveu". Porém, alguns bruxos acreditam que, apesar da aparente destruição de Voldemort naquela noite, ele ainda vaga pela terra, mais fraco e sem forças para poder continuar. Durante seu ano escolar em Hogwarts, Harry conhece seus dois melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, aprende a jogar o esporte bruxo Quadribol, e acaba descobrindo que uma trama está sendo armada para preparar a volta do Lord das Trevas, levando Harry, Ron e Hermione a lutar para proteger a pedra filosofal (que pode conceder a imortalidade ao seu possuidor) de ser usada por Voldemort.

ElencoEditar

DubladoresEditar

RecepçãoEditar

O filme estreou nos Estados Unidos quebrando o recorde de maior dia (33.3 milhões, superando os 28.5 de Star Wars Episode I: The Phantom Menace) e fim de semana de estreia, com $90.3 milhões (superando os $72 milhões de The Lost World: Jurassic Park),[1] terminando com a maior bilheteria de 2001 no país com $317.6 milhões. No Reino Unido, se tornou a segunda maior bilheteria da história com £66,096,060 (atualmente é a terceira, atrás de Mamma Mia! e Titanic). No Brasil, quebrou o recorde de estreia antes detido por Rambo III com 800,000 pagantes,[2] e chegou a 4,5 milhões de espectadores.[3] No total, Harry Potter faturou $974 milhões mundialmente, á epoca a segunda maior bilheteria da história (atualmente é a sexta).[4]

Links ExternosEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória