FANDOM

Isaac Bardavid
Isaac-bardavid-e-klaus-em-alem-do-horizonte-1382988570753 956x500
Nascimento 13 de fevereiro de 1931 (87 anos)
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Ocupação Ator, dublador e poeta
Atividade 1948-presente (ator)
1960-presente (dublador)
Papéis Notáveis Capitão Haddock/Tigrão/Wolverine/Dr. Eggman
Isaac Bardavid (Niterói, 13 de fevereiro de 1931) é um ator, dublador e poeta brasileiro.

Biografia Editar

Isaac participou, como ator, de telenovelas da Rede Globo como Escrava Isaura (1976), O Astro (1977) e A Padroeira (2001). Isaac participou, também, de vários episódios de Os Trapalhões como narrador ou ator coadjuvante.

Interpretou "Seu Elias Turco" no Sítio do Picapau Amarelo ao substituir José Augusto Branco e de onde foi depois integrar o elenco da novela Eterna Magia no papel do barbeiro Zequinha.

Ele foi radialista e é dublador, desde 1960 até os dias atuais.

Na dublagem entrou em 1960 na Herbert Richers, sendo um dos primeiros dubladores brasileiros, e um dos pioneiros da empresa, dublando a primeira série dublada pela empresa, chamada Charlie Chan. Entre seus inúmeros papeis estão principalmente os filmes, ele foi a voz do terrível Freddy Crueger interpretado por Robert Englund nos 6 filmes de A Hora do Pesadelo, na trilogia Star Wars foi Ben Obi-Wan Kenobi interpretado por Alec Guinness nos episódios IV, V e VI, foi o Comissário Gillian B. Loeb interpretado por Colin McFarlane em Batman - O Cavaleiro das Trevas, Wolverine interpretado por Hugh Jackman em X-Men - O Filme, X-Men II e X-Men 3 - O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine, foi a voz de atores como Spencer Tracy em A Conspiração do Silêncio, A Fúria, Edison - O Mago da Luz e Os Bandeirantes do Norte, Jack Palance em Batman e Tango & Cash - Os Vingadores, Martin Landau em Cine Majestic, Ed Wood e No Início, Henry Fonda em Meteoro e Meu Nome é Ninguém, Ian Holm em Carruagens de Fogo e Hora de Voltar, James Coburn em Pat Garrett e Billy The Kid e O Troco, Marlon Brando nas primeiras dublagens de Super Homem I e Super Homem II - A Aventura Continua, tambem fez outros atores como Charles Bronson, Kirk Douglas, Michael Caine, Richard Harris, Edward G. Robinson, entre muitos outros. Em séries foi Adam Cartwright interpretado Pernell Roberts nas primeiras temporadas de Bonanza, Pop interpretado por J. Anthony Brown em Mais Que Uma Família, o carro K.i.t.t. dublado originalmente por William Daniels em Super-Maquina (1982), entre outros. Nos desenhos também atuou muito como o Esqueleto em He-Man, Wolverine em X-Men, Chefe Powhatan em Pocahontas e Pocahontas 2, Capitão Haddock em As Aventuras de Tintin e no Longa-Metragem, Tintin e Os Prisioneiros do Sol, Pretorius em O Máskara, Robotinik em Sonic, entre muitos outros. Isaac também é diretor de dublagem, tendo dirigido na Delart, Rga e Doublesound. Entre seus trabalhos de direção estão os filmes Jack, Space Jam: O Jogo do Século, Cine Majestic, Operação Cupido, e o desenho Tv Quack Quack, entre outros. Isaac Bardavid continua dublando e dirigindo até os dias de hoje.

Carreira Editar

Trabalhos Editar

Isaac é um dos principais dubladores de estúdios cariocas a exemplos do Wan Mächer[1] e do Delart[2].

Como dublador, a voz de Isaac está entre as mais conhecidas do público ao ter já sido cedida para personagens famosos a exemplos de Wolverine, o Esqueleto de He-Man, Tigrão, o amigo do Ursinho Pooh, Robotnik, o inimigo de Sonic e o computador K.I.T.T. do seriado A Super Máquina.

Dublagens Editar

Predefinição:Sem-fontes

Referências

  1. www.casadadublagem.besaba.com/ Casa da Dublagem: principais trabalhos do ator e dublador Isaac Bardavid no estúdio Wan Mächer
  2. www.casadadublagem.besaba.com/ Casa da Dublagem: trabalhos do ator e dublador Isaac Bardavid no estúdio Delart