FANDOM

Júlio César
Julio-Cezar-Barreiros-Dublador
Nome Completo Júlio Cézar Barreiros
Nascimento 05/08/1952 - 03/07/2014 (61 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator e dublador
Cônjuge Casado (3 Filhas)
Atividade 1974-2014

Júlio Cézar Barreiros, conhecido também por Júlio César (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1952 - Rio de Janeiro, 3 de julho de 2014), foi um ator e dublador brasileiro. Sua voz era parecida com a do dublador Waldyr Sant'anna, pois Barreiros admirava o papel de Waldyr Sant'anna na dublagem de Homer Simpson. Veterano da área, foi conhecido como a voz oficial de diversos personagens como Indiana Jones, Homer Simpson (2ª voz - 8ª a 14ª temporada) em Os Simpsons, fazendo assim parte da Lista de dubladores de Os Simpsons, também trabalhou como RoboCop, e Destruidor em Tartarugas Ninja[1][2].

BiografiaEditar

Júlio Cézar Barreiros nasceu em 1952, na cidade do Rio de Janeiro e era ator desde 1970, aos 18 anos, em dublagem entrou na empresa Herbert Richers em 1974, com 18 anos, e dublou até sua morte, em 2014. Na carreira, dirigiu e dublou as versões brasileiras de filmes em empresas como VTI Rio, além de dublar nas empresas Peri Filmes, Herbert Richers, Telecine, Delart, Wan Macher, Cinevideo, Audio Corp, Audio News, Som de Vera Cruz e Double Sound. Júlio Cézar foi o diretor de produção do estádio VTI Rio. "Ele foi um dos pioneiros da dublagem brasileira, isso nos enche de orgulho", disse o sobrinho, Caio Barbieri.

Júlio Cézar, de 58 anos, morreu na madrugada de 3 de julho de 2014, após ter sido encaminhado ao Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, segundo familiares. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com parentes do dublador, ele sofreu um acidente vascular embólico no aparelho digestivo e não resistiu após várias tentativas da equipe médica. Ele teria sofrido com uma insuficiência dos órgãos, por causa de uma hemorragia gástrica.

Júlio Cézar deixou três filhas e uma esposa. Foi enterrado no cemitério de São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.[3]

Lista de trabalhos Editar

Referências