FANDOM

Joméri Pozzoli
Jomeri-pozzoli
Nascimento 02/06/1928, Teresina, Piauí - 26/07/2014 (86 anos), Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator e dublador
Atividade 1961-2014

Joméri Pozzoli (Teresina, 2 de junho de 1928Rio de Janeiro, 26 de julho de 2014) foi um ator e dublador brasileiro.

Trabalhou em diversos estúdios cariocas e no estúdio paulistano AIC. Dublou personagens de atores como Anthony Hopkins, Marlon Brando (na redublagem do clássico O Poderoso Chefão), Laurence Olivier, Henry Fonda, Paul Newman e Jack Lemmon.

Biografia Editar

Jomery Pozzoli, nasceu em 1928, na cidade de Teresina, no estado do Piauí. Jomery trabalhou na Rádio, na Televisão, no Cinema, no Teatro, e na Dublagem, que foi o que lhe deixou mais conhecido. Na dublagem ingressou por volta de início dos anos de 1960 na CineCastro, tendo como professora Carla Civelli. Por conta de sua intensa atuação na TV Tupi, e principalmente na Rádio Tupi, não atua tão fortemente nessa época na dublagem. Em 1965, é convidado para estrear o programa Show Riso (1965) na TV Excelsior de São Paulo. O programa não faz sucesso, e poucos meses depois o projeto se encerra. Nessa época, Jomeri começa a atuar na AIC. Não sabemos se fica em São Paulo apenas enquanto atuava no programa ou não. Na época, participa de algumas produções, como em Tulsa, dublando Brad Brady interpretado por Robert Preston, e participações em desenhos, como em Peter Potamus e Tico Mico. Por volta de 1966 já está de volta ao Rio, no qual vai participar de uma peça de Victor Berbara. Retorna também a dublagem e a CineCastro. Nessa época, atua em diversas séries na empresa, como Nós e o Fantasma, O Rei dos Ladrões, e outros. Também nessa época está presente na Dublasom Guanabara. Nos anos de 1970, com o fim dos grandes estúdios dos anos de 1960, Jomeri se transfere para a Peri Filmes e Tecnisom, aonde atua por muitos anos. Um tempo depois, ainda nos anos de 1970, também começa a atuar na Herbert Richers e Telecine. Nos anos de 1980, dubla mais ativamente na Herbert Richers, começando também a atuar na VTI e na Delart. Nos anos de 1990, atua nos principais estúdios do Rio, como Sincrovídeo, Áudiocrop, Cinevídeo, Wan Macher, Áudio News, entre outros. Em suas dublagens, estão principalmente os filmes. Jomeri dublou todos os grandes atores de sua época. Entre eles, destacamos. Entre eles, temos Gene Hackman em Inimigo do Estado, e a segunda dublagem de Superman 4 - Em Busca da Paz, Christopher Plummer em A Lenda do Tesouro Perdido, e O Informante, Anthony Hopkins em A Grande Ilusão (2006), e Dragão Vermelho (TV), Jack Lemmon em Dois Velhos Rabugentos, e Meu Melhor Inimigo, John Hurt em Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1, e Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2, Marlon Brando em Superman - O Filme (Globo), e O Poderoso Chefão - O Épico, Hal Holbrook em Força Delta, e Magnum 44, Henry Fonda em Assim Nascem os Heróis, Midway, e O Homem Que Odiava As Mulheres, entre muitos outros. Além disso, também deu vozes aos atores Kirk Douglas em Oscar - Minha Filha Quer Casar, Lee Marvin em Mistério no Parque Gorky, Paul Newman em A Estrada Para a Perdição, Peter O'Toole em Tróia, Vincent Price em Cliente Morto Não Paga, Walter Matthau em Miragem, Jack Palance em Um Natal Mágico 2, James Coburn na segunda dublagem de Queima de Arquivo, David Niven em 55 Dias em Pequim, Fred Astaire em Núpcias Reais, John Voight em Transformers, George C. Scott em Rocky Marciano, entre outros. Em séries, foi o ator Tom Wyner em Power Rangers, Power Rangers no Espaço, e Power Rangers Zeo, além da segunda voz de Alvin Yood interpretado por Tom Ligon em OZ - A Vida é Uma Prisão, Corrado Soprano Jr. interpretado por Dominic Chianese em Família Soprano, a segunda voz de Carter McKay interpretado por George Kennedy em Dallas (1978), Dr. Q interpretado por Kenji Ushio em Bicrossers, Paul Blaisdell interpretado por Robert Lansing em Kung Fu - A Lenda Continua, Comandante Kom interpretado por Toshiaki Nishizawa em Policial do Espaço Shaider, entre outros. Em desenhos, também fez diversos personagens conhecidos, como Capitão Mike Murphy em Laboratório Submarino, Harry Boyle na primeira dublagem de Papai Sabe Nada, Abel em As Novas Aventuras do Ursinho Puff, e Meus Amigos Tigrão & Pooh, Luigi em Super Mario Bros, Cerebelo em Freakazoid, Professor na segunda dublagem de Gato Felix, Kamaji e A Viagem de Chihiro, e personagens Disney, como Charlies Muntz em UP - Altas Aventuras, Xerife no longa-metragem Carros, Duque Duro em Os Ursinhos Gummi, Don Karnage em Esquadrilha Parafuso, Sr. Chio no longa-metragem Robin Hood, entre outros. Em novelas também teve algumas passagens, como o ator Tito Guizar em Marimar, e A Usurpadora, o conhecido porteiro Firmino interpretado por Armando Calvo em Carrossel, entre outros. Nos últimos anos de vida começou a ficar com a saúde mais fragilizada. Jomery Pozzoli era casado, e tinha um filho, e uma filha. Em Janeiro de 2014, chegou a ficar bastante tempo no hospital internado por conta de uma pneumonia. Jomeri Pozzoli veio a falecer em 26 de Julho de 2014.

TrabalhosEditar

Como atorEditar

Como dubladorEditar