FANDOM

Lauro Fabiano
Lauro Fabiano
Nascimento 12 de julho de 1937 (80 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Dublador e diretor de dublagem
Cônjuge Norka Smith (1960-1974)
Maria Glória de Barros (1976-presente)
Atividade 1953-presente

Lauro Fabiano (Rio de Janeiro, 12 de julho de 1937) é um dublador e diretor de dublagem brasileiro.

Na dublagem entrou em 1953 para dublar o personagem-título no filme da Disney Peter Pan.[1] Muitos anos depois, foi escalado como o Tio Phil na série Um Maluco no Pedaço.[2]

Em 2010, ganhou un Oscar da Dublagem de Melhor Dublador de Coadjuvante como Alvo Dumbledore no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe.[3]

BiografiaEditar

Lauro Fabiano nasceu em 12/07/1937 na cidade do Rio de Janeiro. Lauro começou a participar do teatro com 12 anos, no ano de 1949, e aos 14, em 1951, entrou para a Rádio. Em 1953 quando Lauro tinha 16 anos, ele foi convidado pela Disney, para dublar o filme Peter Pan, dublando o personagem principal, Peter Pan, e depois disso começou a se dedicar a dublagem de produções estrangeiros da Disney. Em 1958 com o surgimento da dublagem de todos os tipos de produções, além das dublagens da Disney, que eram as únicas que existiam, Lauro entrou para a Ziv, um estúdio de dublagem, o primeiro de todos e muitos, e começou a realmente trabalhar com dublagem. Com o fim da Ziv, em 1959, Lauro entrou na CineLab, um outro estúdio, mais novo. No ano de 1960, Lauro casou-se com a dubladora Norka Smith, que era 14 anos mais velha que ele, com quem foi casado por 14 anos, até 1974. Em meados de 1961 Lauro foi para a RioSom, também dirigindo na empresa. Em 1962 Lauro entrou para a Cinecastro, por motivos relacionados a empresa e ele. Em 1963 Lauro entrou na TV Cinesom. Em 1964 Lauro Fabiano foi para a Dublasom Guanabara. No ano de 1965 Lauro passou a dublar e dirigir na Peri Filmes. Em 1966 Lauro Fabiano entrou para a Herbert Richers. Em 1976, dois anos após o divórcio com Norka Smith, Lauro casou-se com Maria Glória de Barros. Por volta de 1986 Lauro passou a dublar para a Telecine. Em meados de 1996 Lauro entrou na VTI. Em 2006 Lauro entrou na Delart. No ano de 2016 Lauro abandonou a Delart, e entrou na Drei Marc. Lauro Fabiano dubla e dirigi dublagens até hoje na empresa Drei Marc.

É conhecido pelos seguintes trabalhos:

Trabalhos de dublagemEditar

Como diretorEditar

Referências