FANDOM

Mário Jorge de Andrade
Mariojorgedeandrade.jpg
Nome Completo Mário Jorge Ferreira de Andrade
Nascimento 20 de fevereiro de 1954 (63 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator, dublador e diretor de dublagem
Cônjuge Mônica Rossi (1982-2009)
Morgana Bernabucci (atual)
Atividade julho de 1977-presente
Papéis Notáveis Eddie Murphy, Michelangelo

Mário Jorge Ferreira de Andrade (Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 1954) é um ator, dublador e diretor de dublagem brasileiro. Veterano, foi casado por 27 anos com a colega Mônica Rossi, e com ela teve a filha também dubladora Carol Kapfer. Mário Jorge dubla no Rio de Janeiro e em algumas ocasiões em São Paulo. É famoso por ser o dublador oficial de Eddie Murphy, e por ser dublador recorrente dos atores John Travolta, Steve Guttenberg e Emilio Estevez na maioria dos filmes estrelados por eles e também conhecido por dublar o Burro da quadrilogia Shrek, Rabicó e o Besouro Casca no Sítio do Picapau Amarelo, Mate de Carros, Luke Skywalker na primeira dublagem da saga Star Wars, o Feiticeiro Gorpo do desenho He-Man e os Mestres do Universo e Titio Avô em Titio Avô. Está na dublagem desde 1977. É o narrador das provas do Big Brother Brasil. Foi locutor do Sítio do Picapau Amarelo entre 2003 e 2004, substituindo Mauro Ramos.

DublagensEditar

  • Eddie Murphy em Showtime: A Hora do Show, Dr. Dolittle, Dr. Dolittle 2, O Professor Aloprado (TV e VHS/TV Paga), O Professor Aloprado 2: A Família Klump, O Rapto do Menino Dourado, A Creche do Papai, O Príncipe das Mulheres, Sou Espião, A Mansão Mal-Assombrada, Santo Homem, O Negociador, Pluto Nash, Um Distinto Cavalheiro, Um Vampiro no Brooklyn (TV), Um Tira da Pesada, Um Tira da Pesada 2 (Redublagem), Um Tira da Pesada 3, Dreamgirls: Em Busca de um Sonho, Norbit, Os Picaretas (Globo), Até que a Fuga os Separe (Globo), O Grande Dave, Os Donos da Noite (TV Paga), Imagine Só!, Roubo nas Alturas, 48 Horas - Parte 2 (Redublagem), As Mil Palavras.
  • John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite (Dublagem Clássica), Os Embalos de Sábado Continuam (Dublagem Clássica), Grease - Nos Tempos de Brilhantina (Dublagem Clássica), O Quarto Poder, Além da Linha Vermelha, Michael - Anjo e Sedutor, Olha Quem Está Falando, Olha Quem Está Falando Também, Olha Quem Está Falando Agora, O Justiceiro, O Nome do Jogo, Be Cool - O Outro Nome do Jogo, Uma Canção de Amor para Bobby Long, A Senha: Swordfish, Violação de Conduta, A Filha do General, Inimigo em Casa (TV), A Última Ameaça, A Outra Ameaça, Pulp Fiction - Tempos de Violência, A Qualquer Preço (TV / DVD), Motoqueiros Selvagens, Fenômeno, Brigada 49, Shout - Dois Corações, Uma Só Batida, Bilhete Premiado (TV), Surpresa em Dobro, O Sequestro do Metrô 123, Carrie, a Estranha (TV Paga), Dupla Implacável (TV / DVD), Selvagens.
  • Steve Guttenburg em Três Solteirões e Um Bebê, Três Solteirões e uma Pequena Dama, Loucademia de Polícia, Loucademia de Polícia 2 - Primeira Missão (SBT / Globo), Loucademia de Polícia 3 - De Volta ao Treinamento, Loucademia de Polícia 4 - O Cidadão se Defende, Cocoon, Cocoon: O Retorno, Zeus & Roxanne - Quase Feitos Um Para o Outro, Feriados em Família, O Dia Seguinte.
  • Martin Lawrence em Vovó... Zona, Vovó... Zona 2, Vovó... Zona 3: Tal Pai, Tal Filho.
  • Michael Sheen em A Saga Crepúsculo: Lua Nova (TV), A Saga Crepúsculo: Eclipse (TV), A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2.
  • Chris Rock em Gente Grande, Gente Grande 2.
  • Owen Wilson em Entrando Numa Fria, Entrando Numa Fria Maior Ainda.
  • Tom Hanks em A Última Festa de Solteiro, Estrada para Perdição.
  • Ken Hudson Campbell em Esqueceram de Mim.
  • Rob Schneider em Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York.

AnimaçõesEditar

  • Bolt em Bolt - Supercão.
  • Burro em Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro, Shrek para Sempre.
  • Eric em Caverna do Dragão (Primeira Voz).
  • Esperto em Oliver e sua Turma.
  • Freddie Jones em O Pequeno Scooby-Doo.
  • Gorpo em He-Man.
  • Mushu em Mulan, Mulan 2: A Lenda Continua.
  • Titio Avô em Titio Avô.
  • Tom Mate em Carros, Carros 2 e Carros 3[1].
  • Zipper em A Turma.

Cite error: <ref> tags exist, but no <references/> tag was found

Também no FANDOM

Wiki aleatória