FANDOM

Marli Bortoletto
Bad8r25
Nascimento 16 de janeiro de 1959 (59 anos)
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
Ocupação Atriz de teatro, dubladora e diretora de dublagem
Cônjuge Paulo Cavalcante Camargo
Atividade 1983-presente
Papéis Notáveis Mônica em Mônica e sua Turma
Angélica Pickles em Os Anjinhos
Gosalyn em Darkwing Duck
Patrine
Sailor Moon
Marli Bortoletto (São Bernardo do Campo, 16 de janeiro de 1959) é atriz de teatro, dubladora e diretora de dublagem, brasileira.

Biografia Editar

Começou sua carreira como atriz de teatro aos 16 anos de idade. Aos 22 anos, entrou para a Maurício de Sousa Produções fazendo a personagem Mônica no teatro. Ela atuava e também dublava a personagem apenas para a versão teatral. Em 1983, Maurício quis substituir a dubladora original da Mônica (a atriz Maria Amélia) e foi assim que Marli Bortoletto se tornou oficialmente a voz da personagem dentuça e este foi seu primeiro trabalho como dubladora. Mônica tem uma papel fundamental na vida da dubladora, pois além de ser seu primeiro, mais duradouro e importante trabalho, também trouxe Paulo Cavalcante, o dublador do personagem Cascão. E com ele, teve sua única filha, Letícia Bortoletto, também atriz e dubladora.

Hoje, ela tem mais de 30 anos de trabalho e é uma das profissionais mais requisitadas do mercado. Já ganhou diversos prêmios e é considerada uma das melhores dubladoras e diretora de dublagem de todos os tempos. Já deu vida à milhares de famosos personagens o que lhe proporcionou ter uma legião de fãs pelo Brasil.

Ainda continua atuando em teatro.

Lista de trabalhos Editar

ReferênciasEditar

Predefinição:Reflist

Ligações externas Editar

Predefinição:Esboço-dublador

Cite error: <ref> tags exist, but no <references/> tag was found