FANDOM

Miguel Rosenberg
Miguelrosenberg
Nascimento 27/04/1926 - 06/05/2016
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator e dublador
Atividade 1960-2016
Papéis Notáveis Sr.Burns

Miguel Rosenberg (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1926-Rio de Janeiro, 6 de maio de 2016) foi um ator e dublador brasileiro. Um dos pioneiros da dublagem, começou sua carreira na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Posteriormente, passou a atuar no cinema, tendo participado de seu primeiro filme em 1954: Rio, 40 Graus; em 1962, fez um papel de maior destaque em O Assalto ao Trem Pagador. Cinco anos mais tarde, participou de Redenção, da TV Excelsior, e em 1972 de Selva de Pedra, da Rede Globo, ambas novelas. Atuou ainda em Jerônimo, o Herói do Sertão. No teatro, atuou em A Revolta dos Brinquedos, de Pernambuco de Oliveira. Em 2008, foi o protagonista em A Espera, filme de Fernanda Teixeira que participou do Festival de Cannes..

Entre os vários trabalhos como dublador no currículo, estão: Zé Colmeia na versão dublada pela Herbert Richers de Zé Colmeia Show, e Os Ho-ho-límpicos , Sr. Finkerton em Grande Polegar: Detetive Particular, Gorok em O Vale dos Dinossauros, Sherlocão em Clue Club, Anjo do Espaço, Ben Cartwright (Lorne Greene) em Bonanza, A Escuna do Diabo, Martin Peyton (George Macready) na série Peyton Place, James Tolkan e Pat Buttram em De Volta Para o Futuro III (Avião e DVD), Mitch Ryan em O Mentiroso (DVD), Christopher Lloyd em Pagemaster, David Kelly em A Fantástica Fábrica de Chocolate, Vincent em Os Sem-Floresta, Coelho ou Abel em As Novas Aventuras do Ursinho Puff e A Maior Aventura do Ursinho Puff, Vesemir no jogo The Witcher 3: Wild Hunt, Laurens Prins no jogo Assassin's Creed IV: Black Flag, Doutor Youssef Salim no jogo Call of Duty: Black Ops III, Big Mouth Koopa em Super Mario World, Tio Chuck em Sonic SatAM e Sonic Underground, Consertador em Toy Story 2, Robert Hardy em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo e Harry Potter e a Ordem da Fênix, Gepeto em Shrek, Dr. Selig em Projeto Zeta, Sábio Ham em Hamtaro, Mestre dos Magos em Caverna do Dragão (segunda dublagem), e Sr. Burns em Os Simpsons (2ª e 6ª dublagem).

Morte Editar

Rosenberg morreu em 6 de maio de 2016, após um AVC, que o internou uma semana antes da morte.

DublagensEditar

  • Zé Colmeia(na versão dublada pela Herbert Richers de Zé Colmeia Show,A Turma do Zé Colméia e Os Ho-ho-límpicos)
  • Sr. Finkerton em Grande Polegar: Detetive Particular
  • Sherlocão em Clue Club