FANDOM

Ronaldo Magalhães
Ronaldomagalhaes
Nome Completo Vasco Lino Magalhães
Nascimento 28/05/1921-1999
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ocupação Ator, radialista e dublador
Atividade 1939-1999

Vasco Lino Magalhães (Rio de Janeiro, 28 de Maio de 1921 - 1999) começou a carreira como rádioator no final da década de 1930 na Rádio Mauá.

Na década de 1940, ingressou na Tamoio, na qual fez longa carreira. Seu primeiro personagem de sucesso, foi no por volta de 1950/51, na novela A Quadra de Ases, de Péricles do Amaral, aonde contava também a história de Jaguar, o Terror dos Detetives, ao lado de Hélio Ribeiro, Edson Santana, Carlos de Azevedo, entre outros, e com direção de Dias Gomes. Lá interpretou o personagem Ling-Tung, com o qual se tornou nacionalmente conhecido, e também apelidado assim pelos colegas de rádio.

Em 1952, participa da novela, A Corrida da Morte, de Péricles do Amaral, ao lado de Hélio Ribeiro, Hilda Barros e Júlio Geraldo.

Em 1953, se tornar ensaia dor dos elencos de Aldo Madureira na Rádio Tamoio.

Por volta de 1953, ingressa na Rádio Tupi, aonde também fez longa carreira. No mesmo ano estréia no programa de Max Nunes, Uma Pulga na Camisola, ao lado de Zezé Macedo, Otávio França, Avalone Filho, Abel Pêra, entre outros.

Em 1954, Ronaldo interpretava o personagem Fraçois, um homem com problemas mentais que falava com Deus em voz alta, na rádio novela da Rádio Tamoio, As Duas Órfãs, de Alcides Viana, ao lado de Nair Amorim, Zezé Macedo, Dário Lourenço e Fernando Garcia. Seu personagem fez tanto sucesso, que os ouvintes escreveram à Alcides pedindo a volta do personagem, o qual foi atendido, e o mesmo retorna na rádio novela seguinte, O Jardineiro de Nossa Senhora, novela religiosa da emissora.

atuava em uma novela do escritor Aldo Madureira, na Rádio Tamoio, e com a notabilidade do personagem que fazia na história, aproveitou e pediu a Aldo que cria-se um personagem e trouxe-se a secretária de Rodolfo Mayer do Departamento de Rádio-Teatro da emissora, que era Zezé Macedo, para atuar em sua produção. E desde então a atriz não largou mais a carreira.

aonde eram contatos uma espécie de casos sem mistério,

O Espetáculo Continua na Rádio Tupi.

Ainda em 1959, estréia em mais 3 novelas da emissora, Vida de Minha Vida, de José Mesquita, ao lado de Norka Smith, Antônio Leite, Dario Lourenço, Luiza Nazaré, Alcina Maria do Campo, Osmiro Campos, Lolila Câmara e Ribeiro Santos, Vitória Trágica, de Antônio Leite, ao lado de Ribeiro Fortes, Radamés Celestino, Marilena Alves, Gualter de França, Osmiro Campos, Dario Lourenço, e o próprio Antônio Leite, e Uma Luz Dentro das Trevas, de José Mesquita, ao lado de Paulo Moreno, Nair Amorim, Gualter de França, Roberto Carlos, Radamés Celestino, Faria Veiga, Jomeri Pozzoli, Heitor Dias, Perci Monteiro e Gordurinha.

Em 1960, atua em outra novela de José Mesquita, chamada Rua da Solidão, ao lado de Nélio Pinheiro, Sílvia Maria, André Villon, Andréa Neto, Nelly Villanova, Paulo Moreno, Norma de Andrade, Hilda Machado e Heitor Dias.

Em 1964, Ronaldo atuou no programa da Rádio Tupi, 45º Distrito Policial, de Mário de Moraes, ao lado de Paulo Moreno, Jomeri Pozzoli, Elza Martins e Samuel Corrêa.

No decorrer da década de 1960, por conta ta televisão, e também por já não ser tão chamado por já ser um veterano do rádio, Ronaldo começa a atuar em todo o tipo de trabalho. Vendia peças femininas para seus colegas de rádio. Também foi Dj na Rádio Tupi. É nessa época que surge a dublagem.

Ronaldo ingressou na dublagem em meados dos anos de 1960, na CineCastro. Também na época atuava na Riosom e na Dublasom Guanabara. Com o fim da CineCastro em 1974, vai para a Herbert Richers, aonde atua por mais de 20 anos. Também trabalhou em outros estúdios, como Tcnisom, Telecine, Áudio News, entre outras. 

Com uma voz envelhecida e forte, Ronaldo sempre dublou personagens rudes e senhores, alem dos desenhos pelo qual sua voz cabia muito bem.

Entre seus personagens em desenhos animados temos o pistoleiro Eufrazino na dublagem da CineCastro de Looney Tunes, em Pernalonga e Patolino e Tiny Toons, Soundwave e Scavenger em Transformers - O Filme, Monstro da Outra Rua em Beetlejuice, Líder dos Marcianos Vegetais em Ducktales, Velho Índio no longa-metragem Pocahontas, Salomon Grunddy em Super Amigos, Zeus em Shazan, O Capitão Marvel, Anfíbio na versão dos anos de 1990 de X-Men, entre outros.

Em filmes fez Kaeso interpretado por Everett Glass em Demétrius e Os Gladiadores, Reverendo J.d. Liddell interpretado por John Young em Carruagens de Fogo, Inspetor interpretado por Wei Lo em Shaolin Contra Os Filhos do Sol, Duncan interpretado por Walter Sparrow em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, Pete Maxwell interpretado por Paul Fix em Pat Garrett e Billy The Kid, Bamford interpretado por Anthony Quayle em Operação Crossbow, Ferguson interpretado por Antonio Gradoli em Sabata: O Homem Que Veio Para Matar, Senador Adams interpretado por Stacy Keach Sr. em Uma Linda Mulher, Cole Palito interpretado por MacIntyre Dixon em Popeye, entre outros.

Em séries fez o Capitão Ryu Ibuki interpretado por Jun Negami em O Regresso de Ultraman, Capitão Kiriyama interpretado por Shouji Nakayama em Ultraseven, Coronel Icebot interpretado por Michael Sorich em Vr Troopers. 

Ronaldo veio a falecer por volta de 1999.