FANDOM

Toy Story 3
Toy Story 3
Ano 2010
Duração 103 minutos
Direção Lee Unkrich
País Estados Unidos
Roteiro Michael Arndt
Elenco Tom Hanks
Tim Allen
Joan Cusack
Ned Beatty
Don Rickles
Estelle Harris
Wallace Shawn
John Ratzenberger
Blake Clark
Gênero Animação
aventura
comédia dramática
Idioma Inglês
Cronologia
Anterior
"Toy Story 2"
Próximo
"Toy Story Toons: Hawaiian Vacation"

Toy Story 3 é um filme estadunidense do gênero de aventura e comédia dramática em 3D de 2010, sendo o terceiro filme da franquia Toy Story, que dá retorno às aventuras do Xerife Woody e sua turma, após ficarem no baú de brinquedos por mais de uma década.[1] Distribuído pela Disney e produzido pela Pixar, é o segundo longa-metragem da Pixar a ser lançado em formato IMAX.[2] Novamente assumem originalmente as vozes das personagens principais Tom Hanks (Woody), Tim Allen (Buzz) e Joan Cusack (Jessie) juntamente com os dubladores dos 12 brinquedos originais e mais 15 novos brinquedos.[3][4] Exceto os dubladores Jim Varney (Slinky) e Joe Ranft (Wheezy), que faleceram antes que a produção do longa começasse, todos os dubladores são os mesmos dos filmes anteriores. O papel de Slinky foi entregue à Blake Clark, enquanto Wheezy não aparece, somente é mencionado por Woody. Em 9 de Dezembro de 2012 o filme estreou no Disney Channel Brasil.

O longa foi dirigido por Lee Unkrich que já havia co-dirigido Toy Story 2, e o roteiro foi produzido pelo vencedor do Oscar, Michael Arndt.[5]

Foi o terceiro filme de animação a concorrer ao Oscar de melhor filme. O primeiro foi A Bela e a Fera em 1991 e o segundo foi Up - Altas Aventuras em 2010. Atualmente é a 12ª maior bilheteria da história do cinema, sendo a primeira animação a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares.

SinopseEditar

Andy irá para a faculdade e terá que decidir o que fazer com seus brinquedos. Se vai mandá-los para o lixo ou guardá-los no sótão.

Ele resolve guardá-los e colocá-los em um saco (exceto Woody, que irá para a faculdade). Porém, sua mãe confunde o saco de brinquedos com o saco de lixo e os brinquedos acabam no lixo.

Quando os brinquedos conseguem se livrar do caminhão de lixo, Woody explica que Andy os guardaria no sótão, mas ninguém acredita, então eles acabam indo para a creche Sunnyside.

Quando chegam em Sunnyside, todos os recepcionam muito bem, e os brinquedos vêem uma chance de melhorar de vida. Porém Woody, que nunca concordou em abandonar Andy, sai da creche e tenta voltar para casa. Já os brinquedos acabam descobrindo que Sunnyside não é tão agradável como imaginavam.

Personagens Editar

Predefinição:Anexo

Personagens
Personagem Dublador EUA Dublador BRA Dublador POR
Woody Tom Hanks Marco Ribeiro Miguel Ângelo
Buzz LightyearTim Allen Guilherme Briggs Paulo B.
Jessie Joan Cusack Mabel Cezar Carmen Santos
Sr. Cabeça de Batata Don Rickles Alfredo Martins José Raposo
Lotso Ned Beatty Pádua Moreira Adriano Luz
Sra. Cabeça de Batata Estelle Harris Carmem Sheila Cucha Carvalheiro
Rex Wallace Shawn Marco Antônio Costa Manuel Moreira
Ken Michael Keaton Duda Ribeiro Pedro Caeiro
Slinky Blake Clark Carlos Gesteira Carlos Macedo
Porquinho John Ratzenberger Reginaldo Primo Carlos Freixo
Mãe do Andy Laurie Metcalf Sheila Dorfman Luísa Salgueiro
Andy Davis John Morris Olavo Cavalheiro Luis Lucena
Barbie Jodi Benson Renata Ferreira Carla de Sá
Sargento Sarge R. Lee Ermey Carlos Seidl Peter Michael
Botão de Ouro Jeff Garlin Eduardo Dascar
Chuckles Bud Luckey Ednaldo Lucena António Montez
Autofone Teddy Newton Mário Tupinambá José Alberto Carvalho
Estica Whoopi Goldberg Carla Pompílio
Cacoete John Cygan Jorge Vasconcellos
Jack-da-caixa Lee Unkrich
Chunk Jack Angel Ronaldo Júlio
Dolly Bonnie Hunt Mareliz Rodrigues Joana Brandão
Traça de Livro Richard Kind Sérgio Stern
Espeto Timothy Dalton Garcia Júnior Rui Mendes
Aliens Jeff Pidgeon Cláudio Galvan
Bonnie Emily Hahn Perla Ficher Luz Fonseca
Trixie Kristen Schaal Christiane Monteiro Carla Garcia
Zelador Bob Peterson Waldir Fiori

Créditos da dublagem brasileira:

Produção Editar

O primeiro e o segundo filmes da série foram comandados pelo veterano e pioneiro John Lasseter. Entretanto, o último capítulo das aventuras de Woody e Buzz esteve sob o comando de Lee Unkrich[6][7] que co-dirigiu Toy Story 2, Monsters, Inc. e Finding Nemo. Unkrich ficou a frente do longa animado devido Lasseter ter assumido o posto de diretor criativo da Pixar e ficou impossível de se dedicar a filmes individuais[7][6]. Além disso, o longa tem roteiro de Michael Arndt[6] (Little Miss Sunshine) e Andrew Stanton (WALL-E). A trilha sonora do filme foi composta por Randy Newman, o mesmo compositor dos filmes anteriores.

O longa inicialmente estava previsto para ser lançado no ano de 2009[7], porém foi adiado para 2010[6]. A produção levou 4 anos para ser finalizada[8].

Recepção Editar

Bilheteria Editar

Em sua primeira semana de estréia (três dias) arrecadou mais de 109 milhões de dólares só nos EUA, se tornando a maior abertura de junho de todos os tempos e também a maior abertura para uma animação no primeiro dia (sexta-feira, arrecadando mais de 41 milhões de dólares, superando os 38,4 milhões arrecadados por Shrek Terceiro). Era a animação mais rentável da história com 984,3 milhões de dólares ultrapassando Shrek 2 com 919,5 milhões. No dia 27 de agosto de 2010, o filme ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares, entrando para o hall de filmes que passaram de mais de 1 bilhão na sua bilheteria mundial. Em 2014, foi ultrapassado por Frozen. É também o quinto filme mais rentavél da Disney, atrás de Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, Frozen, Iron Man 3 e Os Vingadores, e está entre as 20 maiores bilheterias do mundo.

Críticas Editar

Toy Story 3 recebeu ótimas críticas em todos os países em que foi exibido. O site especializado em críticas, o Rotten Tomatoes, deu ao filme 99% de aprovação baseado em 255 críticas com uma pontuação média de 8.8/10, se tornando o quarto melhor filme já criticado pelo site.

Richard Corliss da revista Time descreveu o filme como "Um clássico instantâneo", o crítico Roger Moore do Orlando Sentinel atribuiu ao filme três estrelas e meia de um total de quatro.

Na lista dos 20 filmes favoritos de 2010 do diretor Quentin Tarantino, Toy Story 3 ficou em 1º lugar.

Prêmios Editar

Premiação Categoria Resultado Ref.
Teen Choice Awards 2010 Melhor Filme de Animação para Cinema Vencedor [9]
Australian Kids' Choice Awards 2010 Filme Favorito Predefinição:Nom [10]
Scream Awards 2010 Melhor Filme de Fantasia Predefinição:Nom [11]
Melhor Roteiro Predefinição:Nom [12]
Melhor Ator de Fantasia (Tom Hanks) Predefinição:Nom [13]
Três Melhores Filmes 3-D Predefinição:Nom [14]
People's Choice Awards 2011 Filme de Fantasia Favorito Predefinição:Nom [15]
Filme Família Favorito Vencedor [15]
Satellite Awards 2010 Melhor Filme de Animação Vencedor [16]
Melhor Roteiro Original Predefinição:Nom [16]
Grammy Awards 2011 Melhor Trilha Sonora Vencedor [17]
Annie Awards 2011 Melhor Animação Predefinição:Nom [18]
Melhor Diretor (Lee Unkrich) Predefinição:Nom [18]
Melhor Roteirista (Michael Arndt) Predefinição:Nom [18]
National Board of Review Awards 2010 Melhor Animação Vencedor [19]
Dez Melhores Filmes Vencedor
Washington D.C. Area Film Critics Association Awards 2010 Melhor Roteiro Adaptado Predefinição:Nom [20]
Melhor Filme Predefinição:Nom
Melhor Animação Vencedor
Annual BFCA Critics Choice Awards 2011 Melhor Filme Predefinição:Nom [21]
Melhor Roteiro Adaptado Predefinição:Nom
Melhor Animação Vencedor
Melhor Edição de Som Predefinição:Nom
Melhor Canção Original ("We Belong Together" de Randy Newman) Predefinição:Nom
Globo de Ouro 2010 Melhor Filme de Animação Vencedor [22]
BAFTA 2011 Melhor Roteiro Adaptado Predefinição:Nom [23]
Melhor Filme de Animação Vencedor
Melhores Efeitos Visuais Predefinição:Nom
Oscar 2011 Melhor Filme Predefinição:Ind [24]
Melhor Roteiro Adaptado Predefinição:Ind
Melhor Filme de Animação Vencedor
Melhor Canção Original ("We Belong Together" de Randy Newman) Vencedor
Melhor Edição de Som Predefinição:Ind

Trilha sonora Editar

Predefinição:Anexo Toy Story 3 Soundtrack é a trilha sonora original do filme composta por Randy Newman, que já havia feito a trilha sonora dos outros dois filmes de Toy Story. Ela foi lançada em 15 de Junho de 2010, pela gravadora Walt Disney Records.

As músicas "Dream Weaver" e "Le Freak" foram usadas no filme, porém não aparecem no álbum.

LançamentoEditar

O filme teve sua primeira exibição ao público no Festival de Taormina na Itália em 12 de Junho de 2010. A premiere mundial do filme foi na Argentina em 15 de Junho.

Nos EUA, Toy Story 3 teve sua estréia em 17 de Junho de 2010. No Brasil a estreia ocorreu em 18 de Junho de 2010 e em Portugal dia 29 de Julho do mesmo ano. O lançamento em DVD e Blu-Ray ocorreu em Novembro de 2010 nas principais cidades do mundo.E no Brasil teve uma segunda Estreia no dia 9 de Dezembro de 2012 no Disney Channel, e em seguida teve Toy Story Toons: Hawaiian Vacation.

Possível sequência Editar

Embora não existam planos explícitos para um Toy Story 4, o diretor Lee Unkrich relatou que "vamos mantê-los vivos, eles [brinquedos] não estão indo embora para sempre"[25] e também que um curta-metragem com as personagens será colocado antes da exibição de Carros 2.[25] Em julho de 2010, foi relatado que Tim Allen, o dublador original do Buzz, havia assinado um contrato para ir "ao infinito, e além" novamente.[26] Em entrevista à rede britânica BBC em junho de 2011, o ator Tom Hanks, que originalmente dubla o caubói Woody, revelou que os estúdios Pixar já estariam produzindo uma quarta sequência da série de filmes.[27][28][29]

Referências Editar

Predefinição:Reflist